Minha experiência trabalhando pela internet e sugestões de trabalho remoto

01/07/2019 No Comments

Fui funcionária pública dos 22 aos 36 anos. Sempre gostei da estabilidade que essa condição me proporcionava, além de ter um salário bom e benefícios. Sinceramente eu nunca imaginei ficar sem salário fixo e regalias. Porém, um belo dia meu marido recebeu uma proposta para trabalhar na Alemanha e tive que tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida: abri mão do meu cargo. Mal sabia que essa decisão faria uma reviravolta na minha vida, pois a partir disso, tive a oportunidade de me reinventar. Atuo hoje como advogada e cuido de questões ligadas à cidadania italiana, uma área que…

O mito do país perfeito

17/06/2019 No Comments

A pergunta que mais ouvimos, desde que nos mudamos da Alemanha para Portugal é: “Por quê? Como vocês tiveram coragem de irem embora da Alemanha?” Vamos lá. Mudamos por causa do trabalho do meu marido. Não foi uma imposição da empresa ele vir pra cá, apenas surgiu uma oportunidade e ele aceitou. Ou melhor, nós, família, aceitamos, porque uma mudança deve ser pensada e aceita por todos. Ou deveria. Digo isso porque conheço muitas pessoas infelizes por morarem em um determinado lugar, mas um dos membros não cogita a possibilidade de mudar e isso reflete em todos. Moramos na Alemanha por…

Como fica o relacionamento após a imigração?

03/06/2019 No Comments

Certa vez, uma amiga minha que é psicóloga e que também mora no exterior, me disse a seguinte frase: “casamento de imigrantes no exterior é assim: ou une de vez ou degringola de vez”. Fiquei pensando sobre isso por muito tempo, achei meio exagerado. Mas hoje, após 2 anos fora do Brasil e 2 mudanças de país, só posso concordar plenamente com o que ela disse. Se no Brasil temos rede de apoio (família, amigos) que podem nos ajudar, no exterior temos apenas o casal pra dar conta de tudo. E esse tudo inclui: recomeçar uma vida do zero, mobiliar uma…

Às vezes, a solução de um problema é treinar a paciência

22/05/2019 No Comments

Às vezes, a solução de um problema é treinar a paciência.Em um mundo imediatista, onde tudo tem que ser “pra ontem”, ter paciência é uma virtude.Vou dar exemplos pessoais: demorei uma vida (literalmente) para obter o reconhecimento da minha cidadania italiana. Desde pequena tinha esse desejo, voltei a pensar nele aos 25 anos, deixei-a de lado por achar que nunca conseguiria, depois estudei o processo, retomei aos 34 e fui reconhecida italiana aos 37. E proporcionei o mesmo ao meu filho, marido, enteado, irmã, sobrinho e muitos clientes. também demorei 20 anos para concretizar uma realização profissional. Sim! Quem já trabalhou…

Quanto custa morar na Europa?

22/05/2019 No Comments

Muitas pessoas nos perguntam sobre o custo de vida em Portugal (e também na Alemanha), mas a verdade é que não existe uma resposta correta, pois ela é formada por critérios pessoais..O custo de vida depende exclusivamente do seu estilo de vida, ou seja, onde você quer morar, em qual tipo de residência, o tamanho, seus hábitos de consumo (se você é uma pessoa que sai muito, se faz as refeições em casa etc), se vai usar os serviços públicos de saúde e educação ou se irá recorrer para a iniciativa privada e assim por diante..Mas lembre-se: a despesa mais alta…

Sair da zona de conforto dói!

22/05/2019 No Comments

Sair da zona de conforto dói! Costumo comparar a zona de conforto ao útero materno: um lugar protegido, quentinho e que nos fornece alimento, ainda que, em um determinado momento, fique desconfortável e apertado. Tendemos a então, preferir o conforto desse “útero”, do que nos aventurar em águas desconhecidas. Aí é que está o dilema: é legal aproveitar todas as coisas boas que a zona de conforto nos fornece. Mas chega determinado momento da vida que queremos mais, que precisamos de mais pra conquistar nossa realização pessoal. É nessa fase que “empacamos”, porque por mais que o “útero” já esteja pequeno…

As dores e as delícias das nossas decisões

13/05/2019 No Comments

O que mais temos ouvido nos últimos meses é: “nossa, como vocês estão felizes, adaptados etc”. Sim, nossa adaptação em Portugal foi super tranquila e acima das expectativas, não apenas pela língua, mas também pela cultura, pelo clima… e eu, sinceramente, não esperava tudo isso, pois vim com os pés bem no chão. Morar na Alemanha por quase 2 anos foi uma experiência e tanto, crescemos e amadurecemos muito lá. Mas foi um período difícil justamente pela língua, cultura e clima. Cada família tem um perfil e a nossa não combinava com a Alemanha. Então, na primeira oportunidade que tivemos, nós…

As férias escolares em Portugal e na Alemanha – diferenças e semelhanças

10/05/2019 No Comments

Muita gente tem dúvidas sobre como são divididos os períodos de férias escolares neste dois países. Aqui dividiremos nossa experiência com vocês. Em Portugal, há 3 períodos de recesso: as férias de Páscoa (2 semanas de pausa); as férias de verão (quase 3 meses de pausa, entre junho e setembro); as férias de Natal (aproximadamente 10 dias de pausa). Lembrando que, na Alemanha, é praticamente a mesma coisa, mas com mais intervalos: 2 semanas na Páscoa, 6 semanas no verão (entre junho e agosto), 2 semanas no outono (em outubro), 2 semanas no Natal e 1 semana no inverno (fevereiro). (Fonte:…

Visto de trabalho para a Alemanha

06/05/2019 No Comments

Ano passado, meu marido conseguiu um visto de trabalho para a Alemanha e nos mudamos para Berlim. Ele trabalha em uma área bem específica de TI e foi encontrado pela empresa através do LinkedIn. Na internet tem mil informações, mas há algumas peculiaridades que não achamos em lugar nenhum e resolvemos compartilhar para auxiliar quem está passando por uma situação parecida. Neste post, vamos focar apenas em vistos de trabalho (pois há diversos tipos de vistos além desse – para estudar, para estágio, para procurar emprego etc): 1) Visto para profissionais com diploma – o Blue Card A Alemanha tem déficit…

Berlim, a cidade mais legal do mundo

06/05/2019 No Comments

Imaginem uma cidade que tem ônibus de 2 andares, como Londres, mais pontes que Veneza (são 1700 contra 409) e ciclovias e bicicletas por todos os lados, como Amsterdam. Junte a isso: cenário de duas guerras mundiais, um muro que a dividiu em duas por 28 anos, refúgio de grandes músicos e artistas e 30% da população composta por imigrantes. Como dizem os alemães, “Das ist Berlin”! A capital da Alemanha é viva, vibrante, moderna. O transporte público funciona, dispensando o uso de carro. Aqui fica a maior estação de trem da Europa. E ao mesmo tempo, Berlim é tranquila e…

E-Book Grátis!

Quem somos

Quem somos

Olá! Eu sou a Cintia. Eu e minha família atualmente moramos na região de Lisboa, Portugal, mas já moramos em Berlim, Alemanha, antes de mudarmos para cá. Aqui falarei sobre o nosso dia-a-dia, literatura infantil, passeios, viagens com crianças, burocracias, como foi nossa mudança do Brasil para a Alemanha e da Alemanha para Portugal (ufa!), as dificuldades iniciais, adaptação, cidadania italiana e muito mais! Leia Mais

SIga-nos!

Categorias

ültimos Posts

×