O que mais temos ouvido nos últimos meses é: “nossa, como vocês estão felizes, adaptados etc”.
Sim, nossa adaptação em Portugal foi super tranquila e acima das expectativas, não apenas pela língua, mas também pela cultura, pelo clima… e eu, sinceramente, não esperava tudo isso, pois vim com os pés bem no chão.
Morar na Alemanha por quase 2 anos foi uma experiência e tanto, crescemos e amadurecemos muito lá. Mas foi um período difícil justamente pela língua, cultura e clima. Cada família tem um perfil e a nossa não combinava com a Alemanha.
Então, na primeira oportunidade que tivemos, nós mudamos para Portugal. Já tínhamos nossa tão sonhada cidadania italiana e isso facilitou demais nossa imigração. .
Fazer escolhas sempre implica em renúncias, não existe um cenário 100% perfeito. No nosso caso, optamos por viver com menos dinheiro e mais qualidade de vida. Portugal não é um país para “ficar rico”, mas para “viver”. E realmente estamos amando viver aqui. Uma vida simples e feliz.
O que eu quero te dizer nesta segunda que se inicia é: acredite nos seus sonhos e empenhe-se para fazê-los acontecer, mas vá sempre com um “pezinho” atrás, porque se o resultado for mais positivo do que você imaginou, é lucro!
E continue regando seu gramado, afinal, o tom de verde dele dependerá apenas de você!
Ótima semana! #dreamon
(e se você tiver a oportunidade de vir para a Europa com um visto de trabalho ou uma cidadania europeia, com certeza será recebido de braços abertos aqui. Para cidadania italiana, em especial, eu posso te ajudar! Vem comigo!) #cidadaniaitaliana
No Comments