As dores e as delícias das nossas decisões

13/05/2019 Cintia Romano

O que mais temos ouvido nos últimos meses é: “nossa, como vocês estão felizes, adaptados etc”.

Sim, nossa adaptação em Portugal foi super tranquila e acima das expectativas, não apenas pela língua, mas também pela cultura, pelo clima… e eu, sinceramente, não esperava tudo isso, pois vim com os pés bem no chão.

Morar na Alemanha por quase 2 anos foi uma experiência e tanto, crescemos e amadurecemos muito lá. Mas foi um período difícil justamente pela língua, cultura e clima. Cada família tem um perfil e a nossa não combinava com a Alemanha.

Então, na primeira oportunidade que tivemos, nós mudamos para Portugal. Já tínhamos nossa tão sonhada cidadania italiana e isso facilitou demais nossa imigração. .

Fazer escolhas sempre implica em renúncias, não existe um cenário 100% perfeito. No nosso caso, optamos por viver com menos dinheiro e mais qualidade de vida. Portugal não é um país para “ficar rico”, mas para “viver”. E realmente estamos amando viver aqui. Uma vida simples e feliz.

O que eu quero te dizer nesta segunda que se inicia é: acredite nos seus sonhos e empenhe-se para fazê-los acontecer, mas vá sempre com um “pezinho” atrás, porque se o resultado for mais positivo do que você imaginou,  é lucro!

E continue regando seu gramado, afinal, o tom de verde dele dependerá apenas de você! 

Ótima semana! #dreamon

(e se você tiver a oportunidade de vir para a Europa com um visto de trabalho ou uma cidadania europeia, com certeza será recebido de braços abertos aqui. Para cidadania italiana, em especial, eu posso te ajudar! Vem comigo!) #cidadaniaitaliana

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

E-Book Grátis!

Quem somos

Quem somos

Olá! Eu sou a Cintia. Eu e minha família atualmente moramos na região de Lisboa, Portugal, mas já moramos em Berlim, Alemanha, antes de mudarmos para cá. Aqui falarei sobre o nosso dia-a-dia, literatura infantil, passeios, viagens com crianças, burocracias, como foi nossa mudança do Brasil para a Alemanha e da Alemanha para Portugal (ufa!), as dificuldades iniciais, adaptação, cidadania italiana e muito mais! Leia Mais

SIga-nos!

Categorias

ültimos Posts

×