Às vezes, a solução de um problema é treinar a paciência

22/05/2019 Cintia Romano

Às vezes, a solução de um problema é treinar a paciência.Em um mundo imediatista, onde tudo tem que ser “pra ontem”, ter paciência é uma virtude.
Vou dar exemplos pessoais:

  • demorei uma vida (literalmente) para obter o reconhecimento da minha cidadania italiana. Desde pequena tinha esse desejo, voltei a pensar nele aos 25 anos, deixei-a de lado por achar que nunca conseguiria, depois estudei o processo, retomei aos 34 e fui reconhecida italiana aos 37. E proporcionei o mesmo ao meu filho, marido, enteado, irmã, sobrinho e muitos clientes.
  • também demorei 20 anos para concretizar uma realização profissional. Sim! Quem já trabalhou só pela necessidade do dinheiro, mas sem amar seu trabalho, me entenderá. Hoje finalmente faço o que gosto e farei cada vez mais. É um caminho fácil? Não mesmo. Ainda mais sendo mãe e imigrante. Mas é possível, desde que você esteja aberto a sair de sua zona de conforto.

Não estou dizendo que você deve esperar todo esse tempo para realizar seu sonhos, mas também, te peço para ter paciência. Conquistar algo demanda dedicação, sorte e paciência sim senhores.A própria natureza nos mostra isso: há o tempo de semear, o de cultivar e o de colher os frutos.


Talvez as redes sociais, como esta em que eu publico, passem a impressão de que tudo é imediato e fácil. Quando vemos a foto daquele amigo de infância percorrendo o Caminho de Santiago, por exemplo, não temos a mínima ideia do que ele fez para chegar lá. Quando vemos a foto de um conhecido com seu passaporte europeu, achamos que amanhã mesmo poderemos ir ao consulado e ter um também.

Com calma, é possível realizar sonhos. Obviamente não todos, mas muitos.Semeie, cultive, não desista e colha.
Mas o mais importante de tudo, sempre, é começar. Retomo uma frase de Chico Science que diz: “um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar.”

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

E-Book Grátis!

Quem somos

Quem somos

Olá! Eu sou a Cintia. Eu e minha família atualmente moramos na região de Lisboa, Portugal, mas já moramos em Berlim, Alemanha, antes de mudarmos para cá. Aqui falarei sobre o nosso dia-a-dia, literatura infantil, passeios, viagens com crianças, burocracias, como foi nossa mudança do Brasil para a Alemanha e da Alemanha para Portugal (ufa!), as dificuldades iniciais, adaptação, cidadania italiana e muito mais! Leia Mais

SIga-nos!

Categorias

ültimos Posts

×