O mito do país perfeito

17/06/2019 Cintia Romano

A pergunta que mais ouvimos, desde que nos mudamos da Alemanha para Portugal é: “Por quê? Como vocês tiveram coragem de irem embora da Alemanha?”

Vamos lá. Mudamos por causa do trabalho do meu marido. Não foi uma imposição da empresa ele vir pra cá, apenas surgiu uma oportunidade e ele aceitou. Ou melhor, nós, família, aceitamos, porque uma mudança deve ser pensada e aceita por todos. Ou deveria.

Digo isso porque conheço muitas pessoas infelizes por morarem em um determinado lugar, mas um dos membros não cogita a possibilidade de mudar e isso reflete em todos.

Moramos na Alemanha por 2 anos e realmente há coisas maravilhosas lá, outras nem tanto e outras bem decepcionantes.

Da mesma forma que há coisas que amo aqui em Portugal, coisas que acho que deveriam melhorar bastante e coisas que eu não gosto.

Não existe país perfeito.
O que existem são países com mais ou menos qualidades, mais ou menos modernidade, mais ou menos burocracias, com mais ou menos empatia e calor humano. Alguns com muito frio ou muito calor, outros com terremotos e vulcões.

Antes de imigrar, procure pesar tudo isso na SUA balança, pois os critérios de afinidade e eleição sempre serão muito pessoais. O que é importante para mim e para minha família pode não ser para outra pessoa. E que bom.

Só quero alertar isso, pois tendemos a olhar sempre a economia, a riqueza etc. Mas há países “perfeitos” de “primeiro mundo” cujas populações são super depressivas ou há altas taxas de suicídio. Ou seja, nem tudo que reluz é ouro.

Pesquisem, leiam, assistam. E principalmente reflitam sobre o que realmente importa pra você e sua família. Ganhar muito dinheiro? Viver uma vida mais simples? Ter qualidade de vida? Morar em grandes cidades? No interior?

A resposta está dentro de cada um de nós.

E, no nosso caso, não nos arrependemos de termos mudado. Sentimos saudade de algumas coisas, mas, sem sombra de dúvida, somos muito mais felizes aqui.

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

E-Book Grátis!

Quem somos

Quem somos

Olá! Eu sou a Cintia. Eu e minha família atualmente moramos na região de Lisboa, Portugal, mas já moramos em Berlim, Alemanha, antes de mudarmos para cá. Aqui falarei sobre o nosso dia-a-dia, literatura infantil, passeios, viagens com crianças, burocracias, como foi nossa mudança do Brasil para a Alemanha e da Alemanha para Portugal (ufa!), as dificuldades iniciais, adaptação, cidadania italiana e muito mais! Leia Mais

SIga-nos!

Categorias

ültimos Posts

×