Quanto custa morar na Europa?

22/05/2019 Cintia Romano

Muitas pessoas nos perguntam sobre o custo de vida em Portugal (e também na Alemanha), mas a verdade é que não existe uma resposta correta, pois ela é formada por critérios pessoais.
.
O custo de vida depende exclusivamente do seu estilo de vida, ou seja, onde você quer morar, em qual tipo de residência, o tamanho, seus hábitos de consumo (se você é uma pessoa que sai muito, se faz as refeições em casa etc), se vai usar os serviços públicos de saúde e educação ou se irá recorrer para a iniciativa privada e assim por diante.
.
Mas lembre-se: a despesa mais alta será sempre a do aluguel (arrendamento), caso você não tenha um imóvel próprio.
.
Vale lembrar também que Portugal tem um dos mais baixos salários mínimos da Europa, então é preciso planejamento para a conta “fechar”.
.
A #dica que deixo é um site que calcula o custo de vida nas principais cidades do mundo e também faz um comparativo entre elas:
https://www.numbeo.com/cost-of-living/
.
Vale muito a pena acessar o site e fazer os comparativos.
Bom planejamento!

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

E-Book Grátis!

Quem somos

Quem somos

Olá! Eu sou a Cintia. Eu e minha família atualmente moramos na região de Lisboa, Portugal, mas já moramos em Berlim, Alemanha, antes de mudarmos para cá. Aqui falarei sobre o nosso dia-a-dia, literatura infantil, passeios, viagens com crianças, burocracias, como foi nossa mudança do Brasil para a Alemanha e da Alemanha para Portugal (ufa!), as dificuldades iniciais, adaptação, cidadania italiana e muito mais! Leia Mais

SIga-nos!

Categorias

ültimos Posts

×