Minha experiência trabalhando pela internet e sugestões de trabalho remoto

01/07/2019 No Comments

Fui funcionária pública dos 22 aos 36 anos. Sempre gostei da estabilidade que essa condição me proporcionava, além de ter um salário bom e benefícios. Sinceramente eu nunca imaginei ficar sem salário fixo e regalias. Porém, um belo dia meu marido recebeu uma proposta para trabalhar na Alemanha e tive que tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida: abri mão do meu cargo. Mal sabia que essa decisão faria uma reviravolta na minha vida, pois a partir disso, tive a oportunidade de me reinventar. Atuo hoje como advogada e cuido de questões ligadas à cidadania italiana, uma área que…

Como transferir a CNH brasileira para a Carta de Condução Portuguesa

26/06/2019 No Comments

Brasileiros que já possuem a Carteira Nacional de Habilitação podem solicitar a transferência para a Carta de Condução Portuguesa, devido a um acordo celebrado entre os dois países. Esse acordo facilita muito a vida, pois após a transferência, você usar sua carta para viajar de carro pelos países da União Europeia e também usá-la para trabalhar, se for necessário. Importante: turistas brasileiros podem usar a CNH aqui em Portugal durante os primeiros 185 dias após a entrada no país. Porém, a partir do momento que você se torna residente, deve fazer a conversão ou a emissão da primeira carta. Mas esteja…

O des-glamour do home office

24/06/2019 No Comments

Confesso que já imaginei que trabalhar em casa era o ápice do luxo, poder e glória! Quanta “inveja” eu senti de mulheres e mães que, nas redes, sempre pareciam ter liberdade de horários e disponibilidade, que pareciam não “trabalhar”. Mas, após ter a oportunidade de viver essa experiência, posso afirmar que não é nada assim. Veja bem, não estou reclamando, apenas mostrando a realidade. Enquanto eu trabalhava fora e tinha 1 hora de almoço exclusiva pra bater perna e visitar lojas, hoje eu aproveito que parei pra comer rapidinho e recolho as roupas do varal. Enquanto eu compareceria à reuniões chiques…

O mito do país perfeito

17/06/2019 No Comments

A pergunta que mais ouvimos, desde que nos mudamos da Alemanha para Portugal é: “Por quê? Como vocês tiveram coragem de irem embora da Alemanha?” Vamos lá. Mudamos por causa do trabalho do meu marido. Não foi uma imposição da empresa ele vir pra cá, apenas surgiu uma oportunidade e ele aceitou. Ou melhor, nós, família, aceitamos, porque uma mudança deve ser pensada e aceita por todos. Ou deveria. Digo isso porque conheço muitas pessoas infelizes por morarem em um determinado lugar, mas um dos membros não cogita a possibilidade de mudar e isso reflete em todos. Moramos na Alemanha por…

Tudo sobre Oeiras, a cidade que escolhemos para viver em Portugal

06/06/2019 No Comments

Já pensou em morar em uma cidade próxima à Lisboa e Cascais? Vem pra Oeiras! Moramos aqui e amamos! 10 fatos sobre Oeiras: – tem o maior rendimento per capita de Portugal; – é o 2º concelho com maior poder de compra; – é o 2º maior concelho a arrecadar impostos; – Oeiras é também o concelho em Portugal com maior concentração de pessoas com formação universitária; – é a área de Portugal com a mais baixa taxa de pessoas sem estudos; – aqui encontram-se instaladas muitas multinacionais, como Google, Ericsson, BMW, Canon, Cisco, Dell, Johnson & Johnson, Nestlé, Nike, Nissan,…

Praga com crianças – Roteiro de 3 dias

04/06/2019 No Comments

No início de março, passamos 3 dias em Praga. Uma cidade LINDA e encantadora! Praga é a capital da República Tcheca, cidade do famoso escritor Franz Kafka e que saiu ilesa dos bombardeamentos da guerra. Vamos falar um pouco da nossa experiência de viajar para lá com uma criança e também nosso roteiro pela cidade. Vem com a gente! Viajando de trem: Berlim-Praga Para chegar até Praga, partindo de Berlim, preferimos usar trem por alguns motivos: – facilidade no embarque e desembarque (não é preciso fazer check in, basta chegar na plataforma com o tíquete e embarcar); – proximidade das cidades: de Berlim à Praga,…

O mito do imigrante rico

03/06/2019 No Comments

Confesso que um dia eu também já pensei assim. Que bastava cruzar o Atlântico para enriquecer num passe de mágica, afinal, sempre via as pessoas viajando, aproveitando a vida… Mas após imigrar e sentir na pele toda dor e delícia, quero contar uma coisa: imigrantes são pessoas normais que levam vidas absolutamente normais (e a maioria, uma vida até mais difícil do que tinha no Brasil). Trabalham, estudam, ficam doentes, não tem rede de apoio, limpam a casa, economizam, viajam. Viajam “muito”? No caso dos que moram na Europa, por exemplo, é apenas uma facilidade geográfica. Os países são pequenos (enquanto…

Como fica o relacionamento após a imigração?

03/06/2019 No Comments

Certa vez, uma amiga minha que é psicóloga e que também mora no exterior, me disse a seguinte frase: “casamento de imigrantes no exterior é assim: ou une de vez ou degringola de vez”. Fiquei pensando sobre isso por muito tempo, achei meio exagerado. Mas hoje, após 2 anos fora do Brasil e 2 mudanças de país, só posso concordar plenamente com o que ela disse. Se no Brasil temos rede de apoio (família, amigos) que podem nos ajudar, no exterior temos apenas o casal pra dar conta de tudo. E esse tudo inclui: recomeçar uma vida do zero, mobiliar uma…

Polícia de Portugal fornece pulseiras de identificação para crianças

29/05/2019 No Comments

A Polícia de Segurança Pública de Portugal, PSP, lançou o Programa “Estou Aqui 2019”.Após fazer um cadastro no site, é possível retirar uma pulseira de identificação para usar na criança. Nela contem um número de identificação alfanumérico e o telefone da polícia. É possível solicitar a pulseira para crianças entre 2 a 10 anos de idade e o programa funcionará entre 01 de junho a 31 de maio de 2020. Quem já participou do programa nos anos anteriores deverá aderir novamente este ano. O processo de solicitação é super simples, basta preencher um formulário no site (endereço abaixo), retirar a pulseira…

Às vezes, a solução de um problema é treinar a paciência

22/05/2019 No Comments

Às vezes, a solução de um problema é treinar a paciência.Em um mundo imediatista, onde tudo tem que ser “pra ontem”, ter paciência é uma virtude.Vou dar exemplos pessoais: demorei uma vida (literalmente) para obter o reconhecimento da minha cidadania italiana. Desde pequena tinha esse desejo, voltei a pensar nele aos 25 anos, deixei-a de lado por achar que nunca conseguiria, depois estudei o processo, retomei aos 34 e fui reconhecida italiana aos 37. E proporcionei o mesmo ao meu filho, marido, enteado, irmã, sobrinho e muitos clientes. também demorei 20 anos para concretizar uma realização profissional. Sim! Quem já trabalhou…

E-Book Grátis!

Quem somos

Quem somos

Olá! Eu sou a Cintia. Eu e minha família atualmente moramos na região de Lisboa, Portugal, mas já moramos em Berlim, Alemanha, antes de mudarmos para cá. Aqui falarei sobre o nosso dia-a-dia, literatura infantil, passeios, viagens com crianças, burocracias, como foi nossa mudança do Brasil para a Alemanha e da Alemanha para Portugal (ufa!), as dificuldades iniciais, adaptação, cidadania italiana e muito mais! Leia Mais

SIga-nos!

Categorias

ültimos Posts

×